sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Que é ACUPUNTURA?

Há cinco mil anos os chineses utilizam acupuntura para a manutenção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos que levam ao desencadeamento das doenças orgânicas.
YIN E YANG
O conceito Yin/Yang é o conceito fundamental de todas as ciências orientais que corresponde à condição primordial e essencial para a origem de todos os fenômenos naturais, como o dia e a noite, o princípio da energia e da matéria.

O homem está colocado entre o Céu e a Terra recebendo intensamente as Energias originárias destas duas forças que se combinam em seu interior numa pulsação contínua. As energias do Céu são Yang, e as energias emanadas pela Terra, são Yin. Estas energias estão presentes em tudo que existe, tudo que é manifestado. O Yang corresponde à função, enquanto que Yin corresponde à estrutura.

Segundo a acupuntura, nosso organismo é percorrido por uma rede de canais nos quais circula uma determinada energia. Esses canais, chamados meridianos, estão ligados a funções de órgãos e vísceras e têm sua representação na pele como "pontos de acupuntura".

Existem 12 meridianos principais: meridiano do pulmão, do Intestino Grosso, do Estômago, do Baço-Pâncreas, do Coração, do Intestino Delgado, da Bexiga, do Rim, da Vesícula Biliar, do Fígado, do Pericárdio (também designado como Mestre do Coração e Meridiano da Circulação Sexualidade) e do Triplo Aquecedor (este meridiano não está, como o anterior, ligado diretamente a um órgão ou víscera, mas representa uma tripla função - função respiratória, digestiva e endócrina). A energia circula nesses meridianos, ao longo das 24 horas, obedecendo um ritmo circadiano biológico preciso.

Além desses 12 meridianos principais, como são designados, existem outros meridianos secundários, que fazem conexão entre os meridianos principais e também estabelecem equilíbrio entre as energias Yin e Yang. Pela sua importância, destacam-se dois desses meridianos - Ren Mai que rege toda a energia Yin do organismo e que circula na região anterior do corpo, na sua linha mediana, estendendo-se do púbis à região mentoniana (queixo); e o Du Mai, que rege a energia Yang circula na região posterior, também na linha mediana, como que fechando o circuito.

Yin e Yang estão em constante mudança e transformação, são opostos, mas complementares. São interdependentes. Se auto-consomem.Quando yin é máximo ele se transmuta para yang. Quando yang é máximo ele se transmuta para yin. Quando o organismo fica polarizado em yin ou yang, advém os distúrbios energéticos.

Os distúrbios e doenças humanas ocorrem pela falta de circulação energética regular nos meridianos ou canais (vias de energia), e pela inabilidade dos órgãos produzirem e distribuírem energias específicas (polarizadas nas propriedades ou características yin e yang).


ACUPUNTURA

Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde. Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.

A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente), ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa, ou seja: "longo tempo de aplicação do fogo", - um bastão de artemísia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser.

Na acupuntura, o diagnóstico e a terapia têm como objetivo a identificação de qualquer desequilíbrio e a conseqüente correção pela inserção de agulhas em pontos apropriados. Segundo a tradição, existem 365 pontos, embora muitos mais tenham sidos descobertos ao longo dos séculos. Nos mapas modernos estão assinalados até 2 mil pontos. Na sua maioria, os pontos importantes situam-se nos 14 meridianos já mencionados.
As agulhas inseridas na pele aumentam ou diminuem o fluxo de energia (chamada Qi, Ch'i ou Shi) através dos meridianos. As perturbações físicas, emocionais e ambientais alteram o fluxo de Qi, tornando-o mais rápido ou mais lento, podendo mesmo interrompê-lo ou desviá-lo para o órgão errado. O acupunturista age no sentido de equilibrar o fluxo, fazendo-o retornar a velocidade natural.

O que diz a MEDICINA Ocidental?


Os chineses têm inúmeras obras sobre a utilidade da acupuntura no tratamento de muitas doenças, reivindicando uma elevada percentagem de sucesso. Mas os métodos seguidos nas experiências clínicas não satisfazem os padrões ocidentais e as conclusões são interpretadas com muita cautela. Uma investigação realizada pela Medicina Alopática - tendo por base várias experiências com animais e a utilização de medicamentos em seres humanos - descobriu, contudo, que é possível impedir que um "sinal de dor" atinja o cérebro se for "fechado um portão" no nervo ao longo do qual o sinal se propaga a partir da fonte de dor. Desse modo, elimina-se a dor. Pensa-se que a acupuntura pode funcionar de maneira semelhante. Embora já seja reconhecida a eficácia da acupuntura na inibição da dor, alguns médicos enfatizam o perigo de ela mascarar os sintomas de doenças graves, como o câncer.

Uma outra descoberta revelou que o corpo produz opiáceos, as endorfinas e as encefalinas, que enfraquecem os sentidos e são parte do sistema de alívio das dores do organismo. Estudos demonstraram que a acupuntura libera esses opiáceos para o sistema nervoso central e que o nível de alívio da dor sentido após a acupuntura está diretamente relacionado com a quantidade de opiáceos que é liberada. Isso pode explicar a bem-sucedida utilização da acupuntura para aliviar a dor nas intervenções dos dentistas, nos partos e nas cirurgias. A acupuntura é amplamente utilizada na China como substituta dos anestésicos químicos. Lá, considera-se que ela tem 90% de eficácia quando usada nos casos adequados. Um pequeno número de hospitais escolares ocidentais utiliza a acupuntura para aliviar as dores após as intervenções cirúrgicas.















CLIQUE na figura para ampliá-la

Existem provas consideráveis de que os pontos de acupuntura são importantes em uma perspectiva médica. Os tratamentos ocidentais já levam em conta o fato de que tratar com punções, massagens e calor as áreas da pele que se tornam sensíveis com a doença pode trazer alívio à dor. Essas áreas situam-se freqüentemente a alguma distância do órgão doente atingido. Investigações recentes revelaram que mais de 70% dessas áreas são também pontos de acupuntura.















CLIQUE na figura para ampliá-la
















Para instalação do programa volte ao "Acuponto Programa de 
Acupuntura" e chame "Download e informações sobre aquisição 
do Programa" e siga as instruções


Para o funcionamento do programa volte ao "Acuponto Programa de 
Acupuntura" e chame "Conheça o programa Acuponto" e siga
as instruções




CLIQUE na figura para ampliá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário